REGRAS DO FUTEBOL
Regra 1 - O terreno do jogo
O campo de jogo deve ser retangular, com um máximo de
120 m e um mínimo de 90 m de comprimento, por uma largura máxima de 90 m e
mínima de 45 m. Em partidas internacionais, essas medidas mudam para 110/100 m
de comprimento e 75/64 m de largura. Deve ser marcado com linhas visíveis de no
máximo 12 cm de largura, sendo chamadas laterais as mais longas e de fundo as
mais curtas. Em cada canto do retângulo deve haver uma bandeirola de no máximo
1,50 m de altura. O centro do campo será marcado com um ponto, em torno do qual
se traçará uma circunferência com 9,15 m de raio. A pequena área será
delimitada por duas linhas perpendiculares à linha de fundo, traçadas a 5,50 m
de cada trave e avançando 5,50 m para dentro do campo, unidas então por outra
linha. A grande área terá linhas semelhantes, colocadas a 16,50 m de cada trave
a avançando outros 16,50 m campo adentro. Essa também é a área de pênalti,
penalidade a ser cobrada de um ponto situado a 11 m do centro do gol. Desse
ponto serão traçados, no exterior de cada grande área, arcos com 9,15 m de
raio. Em cada canto, a partir da bandeirola, devem ser traçados arcos com 1 m
de raio. Na parte central de cada linha de fundo serão colocadas traves,
separadas entre si, interiormente, por 7,32 m, unidas em cima por um travessão
colocado a 2,44 m do solo. A largura ou diâmetro das traves não pode exceder 12
cm, e do lado de fora do campo elas podem ser guarnecidas por redes.
Regra 2 - A Bola
A bola dever ser esférica, recoberta de couro ou
outro material aprovado, que não represente perigo à integridade dos atletas.
Sua circunferência máxima será de 69,5 cm, e a mínima 68,5 cm; o peso dever
estar entre 420 e 445 g no início da partida, e depois de cheia ela deve ter a
pressão de 0,8 bar. Sem autorização do árbitro, não pode ser trocada no
transcorrer do jogo.
Regra 3 - Número de Jogadores
O jogo será disputado por dois times, cada um deles
formado por no máximo 11 jogadores, um dos quais atuará como goleiro.
Permite-se até cinco substituições por equipe, em partidas amistosas, e duas
mais o goleiro nas oficiais. Antes do início da partida, o juiz deve ser
informado dos nomes dos eventuais reservas. Qualquer atleta poderá desempenhar
a função de goleiro, desde que o árbitro seja antecipadamente informado. Caso,
no intervalo ou durante o jogo, um atleta troque de posição com o goleiro sem
notificar o juiz, será marcado pênalti assim que ele tocar a bola com a mão
dentro da grande área.
Regra 4 - Equipamento dos jogadores
Nenhum jogador pode portar objeto perigoso para os
demais. E suas chuteiras terão de obedecer às seguintes exigências:
1. as
barras serão transversais e planas, com no mínimo 12,7 mm de largura,
arredondadas nas extremidades da sola;
2. os
cravos substituíveis, montados diretamente nas solas, podem ser de couro,
borracha, alumínio, plástico ou material similar, planos e com diâmetro mínimo
de 12,7 mm. A parte que forma sua base não pode sobressair mais que 6 a 6,35 mm
da sola. Não se permitem cravos rosqueáveis em porcas pregadas à sola, nem os
que tenham bordas salientes, relevos ou adornos;
3. cravos
fundidos à sola e não substituíveis devem ser de plástico, borracha,
poliuretano ou material macio, devendo haver no mínimo dez por sola, com
diâmetro não inferior a 10 mm; podem ser empregadas combinações de barras e
cravos, desde que o conjunto respeite as demais regras, e o comprimento não deve
nunca exceder 19 mm. O goleiro deve usar cores que o distingam dos demais.
Regra 5 - Árbitros
Será designado um juiz para dirigir cada partida, com
as seguintes atribuições: cuidar da aplicação das regras e resolver todos os
casos duvidosos, com decisões inapeláveis, mas evitando punições que beneficiem
o infrator; anotar as ocorrências, cumprindo funções de cronometrista;
interromper o jogo quando houver motivo válido; cuidar da disciplina dos
atletas em campo; impedir a entrada de quaisquer elementos estranhos; expulsar
definitivamente, sem advertência prévia, todo jogador culpado de falta
violenta; decidir se a bola corresponde às exigências da regra II.
Regra 6 - Árbitros Assistentes
Serão designados dois juizes de linha, com a missão
de indicar quando a bola estiver fora de jogo e a que equipe caberá o arremesso
lateral, o tiro de meta e o escanteio - sempre sujeitos à decisão do árbitro.
Em caso de intervenção indevida ou conduta incorreta, serão substituídos. Os
juizes de linha usarão bandeirinhas fornecidas pelo dono do campo.
Regra 7 - Duração da partida
As partidas terão dois tempos iguais de 45 minutos,
exceto acordo em contrário, e o árbitro poderá acrescentar o tempo que tenha
sido perdido em conseqüência de acidente ou outro motivo. A duração de cada
período será prolongada para a execução de um pênalti, e o descanso no
intervalo - a menos que assim o autorize o árbitro - não poderá exceder 15
minutos.
Regra 8 - O início do jogo
Antes do início de cada partida se escolherá, com o
auxílio de uma moeda, o lado do campo ou o chute inicial, cabendo a opção à
equipe vencedora do sorteio. A um sinal do juiz, o jogo começará com um chute
na bola parada e colocada no centro do gramado, em direção ao campo contrário.
Todos os jogadores deverão estar em seu próprio campo, e os adversários não
deverão ficar a menos de 9,15 m da bola no momento do chute inicial. O jogador
que dá a saída não poderá tocar novamente na bola antes que outro o faça.
Depois de marcado um gol, a partida será reiniciada
da mesma forma, por um jogador adversário daquele que assinalou o tento. Após o
intervalo, as equipes trocarão de lado, e o chute inicial será dado pela
adversária daquela que o fez no primeiro tempo. Em caso de infração a esta
regra, se repetirá a saída - exceto se o jogador que deu o pontapé inicial a
toque novamente antes de outro, caso em que se marcará tiro livre indireto. Não
se pode marcar um gol, diretamente de um chute inicial.
Para reiniciar uma partida interrompida por causas
que não as acima, e sempre que a bola não tenha ultrapassado as linhas laterais
ou de fundo, o árbitro deixará a bola cair ao chão no local em que esta se
encontrava no momento da interrupção, e ela será considerada em jogo assim que
tocar o solo.
Regra 9 - Bola em jogo
A bola está fora de jogo quando:
1. tiver
atravessado inteiramente uma linha lateral ou de fundo, seja por terra ou pelo
ar;
2. quando a
partida tiver sido interrompida pelo árbitro.
A bola estará em jogo:
1. se
permanecer em campo depois de chocar-se com as traves, ou as bandeirinhas de
córner, o juiz ou os fiscais de linha;
2. enquanto
não se toma uma decisão sobre uma suposta infração às regras.
Regra 10 - O gol
Ressalvadas as exceções previstas nas regras, se
considerará gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, entre as
traves e por baixo do travessão, sem que tenha sido lançada, levada ou golpeada
com a mão ou o braço de um jogador da equipe atacante - exceto o goleiro,
quando dentro de sua própria área de pênalti. A equipe que marcar maior número
de gols ganhará o jogo. Se não houver gols, a partida terminará empatada.
Regra 11 – Impedimento
Todo jogador é considerado impedido se estiver mais
perto da linha de fundo adversária do que a bola - exceto se:
1. estiver
em seu próprio campo;
2. houver
pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundo, mesmo que estejam na
mesma linha;
3. estiver
recebendo a bola de um tiro de meta, um escanteio, um arremesso lateral ou bola
ao chão.
Por toda infração a esta regra se concederá um tiro
livre indireto à equipe adversária, no local onde se cometeu a falta. Nenhum
jogador impedido, porém, será punido se o juiz considerar que ele não influiu
no jogo, perturbou um adversário ou tentou obter vantagem da posição.
Regra 12 - Faltas e incorreções
Um jogador que cometa intencionalmente uma das nove
faltas seguintes será punido com tiro livre direto, cobrado do local onde
ocorreu:
1. chutar
ou tentar chutar um adversário;
2. derrubar
ou tentar derrubá-lo, usando a perna ou agachando-se atrás ou à sua frente;
3. saltar
sobre um adversário;
4. atacar
violenta ou perigosamente um adversário;
5. atacar
por trás um adversário que não lhe fez obstrução;
6. atingir
ou tentar atingir um adversário;
7.
segurá-lo com a mão ou o braço;
8.
empurrá-lo;
9.
carregar, golpear ou arremessar a bola com a mão ou o braço. Se qualquer
dessas faltas for cometida por um defensor dentro de sua grande área, será
punido com um pênalti.
O jogador responsável por uma das seis faltas
seguintes, será punido com um tiro livre indireto:
1. jogar de
forma perigosa (chutar a bola quando ela estiver com o goleiro, por exemplo);
2. investir
lealmente - isto é, com o ombro - sobre um adversário, quando a bola não
estiver à distância de jogo dos envolvidos e estes não tenham a intenção de
participar da jogada;
3. sem
tocar na bola, obstruir intencionalmente um adversário, colocando-se como
obstáculo entre ele e a bola;
4. atacar o
goleiro, a menos que ele detenha a bola, obstrua um adversário ou esteja fora
da grande área;
5. sendo
goleiro, dar mais de quatro passos com a bola nas mãos, tocá-la antes de outro
jogador depois de tê-la colocado em jogo, ou retardar a partida;
6. sendo
goleiro, receber a bola atrasada por um companheiro com o pé. Será passível de
repreensão o jogador que entrar em campo, sair dele ou a ele retornar sem
autorização do juiz. Nesse caso, se o jogo tiver sido interrompido para a
aplicação da reprimenda, será reiniciado por meio de um tiro livre indireto por
parte do adversário, do lugar onde estava a bola no momento da paralisação.
Também com um tiro livre indireto serão punidas as
seguintes faltas:
1. infração
constantes às regras de jogo;
2.
reclamação, com palavras ou gestos, a qualquer decisão do árbitro;
3. conduta
incorreta.
Serão passíveis de expulsão os jogadores que:
1. se
mostrarem, segundo a opinião do árbitro, violentos;
2. usarem
de linguagem injuriosa ou grosseira;
3.
persistirem nas infrações após terem sido advertidos;
4.
derrubaram por trás os adversários que estiverem correndo com a bola na
direção do gol;
5. evitarem
gols eminentes desviando a bola com a mão. Partidas interrompidas para uma
expulsão, sem que outra falta tenha sido assinalada, serão reiniciadas com um
tiro livre indireto contra a equipe do jogador punido.
Regra 13 - Tiros livres
Os tiros livres podem ser diretos (nos quais é
permitido chutar diretamente a bola para o gol adversário) ou indiretos
(nestes, um gol só será válido se a bola for tocada também por outro atleta, além
daquele que cobrou o tiro).
Num tiro livre cobrado dentro da própria área de jogo
do atleta, todos os adversários devem estar fora da área de pênalti e no mínimo
a 9,15 m da bola, que entrará em jogo assim que percorrer uma distância igual à
sua circunferência e tiver saído da grande área. O goleiro não poderá receber a
bola em suas mãos com o objetivo de colocá-la em jogo; se ela não for atirada
diretamente para fora da grande área a cobrança deverá ser repetida.
Se um jogador cobra um tiro livre fora de sua área de
pênalti, os adversários também devem estar a 9,15 m da bola, salvo se
encontrarem entre as traves do gol. O jogador que cobra o tiro não poderá tocar
na bola antes que outro o faça - e, se isso acontecer, um tiro indireto será
concedido à equipe adversária.
Regra 14 - O pênalti
O pênalti será cobrado de seu ponto pré-assinalado,
com todos os jogadores - à exceção do que vai batê-lo - colocados fora da
grande área e no mínimo a 9,15 m da bola. O goleiro adversário deverá
permanecer sobre sua própria linha de meta, sem mover os pés, até que a bola
seja chutada.
O cobrador da penalidade deverá bater diretamente
para frente, e não poderá tocar novamente a bola antes que outro o faça. A bola
será considerada em jogo assim que percorrer uma distância igual à sua
circunferência, e o gol valerá mesmo que o goleiro a toque antes de ultrapassar
a linha de meta.
Para toda infração a estas regras haverá uma
penalidade, Se for cometida pela equipe defensora, será repetida a cobrança do
pênalti, caso este não resulte em gol; cometida por um atacante, que não o
mesmo que cobra o pênalti, resultará em anulação de um eventual gol e na
repetição da cobrança; se o infrator for o mesmo que cobrou o pênalti, e o
fizer depois que a bola estiver em jogo, será marcado um tiro livre indireto a
favor da equipe adversária.
Regra 15 - Arremesso lateral
Quando a bola ultrapassar a linha lateral, por terra
ou pelo ar, será posta em jogo por um adversário daquele que a tocou por
último, fazendo-o do ponto onde ela saiu. O cobrador de arremesso lateral
deverá estar de frente para o campo, com os dois pés sobre a linha lateral ou
fora de campo, lançando a bola sobre a cabeça com as duas mãos.
A bola entrará em jogo assim que penetrar em campo,
devendo ser tocada primeiro por outro jogador que não aquele que a arremessou.
Não se pode marcar um gol diretamente de um lateral, e se este for executado
irregularmente reverterá em lateral para a equipe adversária.
Regra 16 - Chute a gol
Quando a bola sair pela linha de fundo (excluída a
parte entre as traves), tendo sido tocada por um jogador da equipe atacante,
será colocada num ponto qualquer da pequena área e lançada com o pé para fora
da grande área, por um jogador defensor - o qual não deverá tocá-la novamente
antes que outro o tenha feito. O goleiro não pode receber nas mãos a bola de um
tiro de meta.
Se a bola não sair fora da grande área, será repetida
a cobrança. Não se pode marcar um gol diretamente dela, e os jogadores
adversários devem estar fora da grande área até que o chute tenha sido
desferido. Punição: se o jogador que cobra o tiro de meta tocar a bola fora da
grande área, antes que outro o faça, será marcado um tiro livre indiretamente
contra sua equipe.
Regra 17 - Escanteio
Quando a bola transpuser totalmente a linha de fundo,
excluída a parte entre as traves, tendo sido tocada por um jogador da equipe
defensora, será cobrado um tiro de canto.
A bola será colocada no interior do quarto de
círculo, no canto correspondente à metade do campo por onde saiu a bola. A
bandeirinha não poderá ser afastada, e é possível assinalar um gol diretamente de
uma cobrança de escanteio - na qual os adversários não deverão estar a menos de
9,15 m da bola a menos que ela entre em jogo.
O jogador que cobrar o escanteio só poderá tocar
novamente na bola depois que outro o fizer. A infração a esta regra será punida
com tiro livre indireto favorável à equipe contrária, cobrado do local onde se
cometeu a irregularidade.
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