Regras do Vôlei
A quadra oficial de Vôlei:
Uma quadra oficial de vôlei tem formato retangular e
ocupa 18 metros de comprimento, divididos pela rede, e 9 metros de largura. Com
uma superfície de madeira ou material sintético, a quadra de vôlei deve ter
piso liso e ser identificada por cores vivas. Observando a figura acima que
identifica o que é cada linha da quadra, abaixo descreveremos para que cada uma
delas servem.
Zona de ataque: É a área em que os jogadores podem
atacar contra a quadra adversária. Compreende 3 metros para cada lada da rede.
Zona de defesa: É a zona em que 95% das bolas
rebatidas pelo ataque da outra equipe entram. Corresponde a 6 metros de cada
lado da quadra após a zona e ataque.
Linhas laterais e linhas de fundo: São duas linhas
laterais e duas linhas de fundo. Elas delimitam a quadra de jogo. Ambas fazem
parte da quadra.
A rede: A rede fica posicionada no centro da quadra,
possui 1 metro de largura e de 9,5 a 10 metros de comprimento com 25 a 50
centímetros da antena até o cabo e a corda que a seguram. A borda superior da
rede deve ter 7 centímetros de largura, feita de lona branca e costurada ao
logo de sua extensão. A borda da parte inferior da rede tem 5 centímetros de
largura. A altura da rede varia conforme a modalidade. Para jogos do masculino,
ela deve ficar a 2,43 metros do chão. Para jogos do feminino, sua altura deve
ser de 2,24 metros. Os postes que sustentam a rede são colocados a uma
distância de 0,5 a 1 metro além das linhas laterais. Eles medem 2,55 metros de
altura e devem ser de preferência ajustáveis.
A antena: Serve para delimitar a área por onde a bola
pode passar para o outro lado da quadra. É uma haste flexível com 1,8 metros de
extensão e 10 milímetros de diâmetro. É feita de fibra de vidro ou material
similar. Elas se estendem 80 centímetros acima da borda superior da rede.
Zona livre: É o espaço em que os jogadores podem
defender e passar a bola. Ocupa 3 metros a partir de qualquer ponto da quadra
de jogo.
Os árbitros e os juízes de linha:
No jogo de vôlei, a arbitragem é composta pelo
primeiro árbitro, segundo árbitro, apontador e juízes de linha. Nas competições
organizadas pela FIVB é obrigatório a presença de quatro juízes de linha. Em
jogos normais pode haver apenas dois. Veremos a seguir, qual a função de cada
um destes árbitros.
Primeiro árbitro: Deve ficar sentado ou em pé na
cadeira colocada em uma das extremidades da rede. Compete a ela tomar a decisão
final sobre todas as jogadas da partida.
Segundo árbitro: Fica de pé em um dos lados da rede,
oposto ao primeiro árbitro. Ele controla o apontador, os tempos, as faltas,
invasões e checa as posições dos jogadores no rodízio.
O apontador: Como mostra na imagem de abertura do
capítulo, é o responsável por cuidar da súmula, dos pontos e da ordem de saque
dos times. Fica posicionado atrás do segundo árbitro.
Juízes de linha: Como especificado acima, são de dois
a quatro juizes de linha em uma partida. Ficam em pé na área livre,
posicionados entre 1 e 3 metros de distância de cada ângulo da quadra. Eles
devem apontar se a bola cai dentro ou fora das linhas demarcatória da quadra.
O jogo de vôlei:
Para compreendermos como funciona o jogo de vôlei,
vamos explicar através de tópicos para que o entendimento seja o mais claro
possível sobre este jogo.
- Um set, com exceção do “tie Break” é ganho pela
equipe que alcançar primeiro 25 pontos, desde que tenha uma vantagem de no
mínimo dois pontos sobre o adversário. No caso de haver empate em 24 a 24,
vence a equipe que abrir primeiro dois pontos de vantagem.
- No vôlei, é disputado uma melhor de 5 sets, ou
seja, vence o jogo quem alcançar primeiro 3 sets.
- No caso de haver empate em sets (2 a 2), a partida
é decidida em um set decisivo chamado de “tie Break”. Neste set, a situação é a
mesma dos outros, ou seja, pontos corridos, porém, ao invés de ir até 25
pontos, vai até 15 pontos. No caso de um empate em 14 a 14, vence a equipe que
abrir dois pontos de vantagem sobre a outra.
- No caso de uma equipe não comparecer no jogo, é
declarada desistente e perde o jogo por três sets a zero, com o placar de 25 a
0 em todos os sets.
- Antes do início de cada jogo, o primeiro árbitro
realiza o sorteio que decide sobre quem irá iniciar sacando e os lados da
quadra. É realizado também um sorteio quando ocorre um “tie break”. O vencedor
do sorteio escolhe se prefere começar a partida sacando ou optar por um dos
lados da quadra.
- Cada equipe deve ter seis jogadores na quadra de e
seis jogadores no banco de reservas. A posição inicial dos jogadores que estão
em jogo, indica a ordem de rotação deles na quadra. Essa ordem deve ser mantida
durante o set. Veremos mais abaixo como funciona o rodízio.
- A bola é considerada fora quando toca o piso em
área totalmente fora das linhas que demarcam a quadra. Se tocar o teto do ginásio
ou qualquer objeto na quadra ou então uma pessoa que não faça parte do jogo, a bola
também é considerada fora.
- A bola pode ser recuperada além da zona livre da
quadra adversária.
- Cada equipe pode tocar apenas três vezes na bola,
além do toque do bloqueio que não é considerado como toque, para retorná-la à
equipe adversária. Caso excedido o número de três toques, a equipe comete uma
falta de quatro toques e o ponto vai para a equipe adversária.
- Quando dois jogadores da mesma equipe tocam na bola
ao mesmo tempo, é considerado dois toques.
- A bola pode tocar qualquer parte do corpo dos
jogadores.
- A bola deve ser tocada, mas não pode ser revertida
ou conduzida. Isto é, o árbitro marcará a condução sempre que um jogador, em
vez de tocar a bola, segurar ou conduzi-la em qualquer direção.
- Uma bola que bate na rede pode ser recuperada
dentro do limite dos três toques da equipe.
- No saque, a bola deve ser golpeada com uma mão ou
qualquer parte do braço após ser solta ou lançada ao ar.
- O saque deve ser realizado até 8 segundos após o apito
de autorização do árbitro.
- Um jogador da defesa pode executar um toque dentro
da zona de ataque desde que, no momento do contato, a bola não esteja
completamente acima da borda superior da rede.
- Nenhum jogador pode efetuar um ataque após um saque
dado pela equipe adversária enquanto a bola estiver dentro da zona de ataque.
- No bloqueio, o jogador que está efetuando o
movimento de erguer as mãos e ultrapassando a parte superior da rede não pode
tocar na bola no espaço do adversário antes que este conclua o ataque.
- O primeiro retardamento no jogo, realizado por um
membro da equipe, seja ele jogador ou comissão técnica, receberá uma
advertência. Se houver mais retardamentos dentro da mesma partida, a equipe
passa a perder pontos por cada atraso.
- Se o jogo for encerrado em outra quadra, o set será
cancelado, recomeçando com os mesmos jogadores anteriores e a mesma ordem de
saque inicial. Os resultados dos outros sets serão mantidos.
O posicionamento em quadra (Rodízio)
As posições
dos jogadores são numerados da seguinte maneira como mostra a figura acima: os
três jogadores que se encontram junto a rede, formam a linha de ataque e ocupam
as posições 4, 3 e 2. os outros três jogadores ocupam as posições 5, 6 e 1.
Depois do
saque, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição na sua própria
quadra e na zona livre. Uma falta de posicionamento leva à perda do ponto.
Quando a
equipe ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam o chamado rodízio,
avançando uma posição no sentido horário. O jogador na posição 2 vai para a
posição 1, e será ele o sacador. O jogador da posição 1 vai para a posição 6, e
assim por diante.
Fundamentos do vôlei
O vôlei de quadra parte de seis fundamentos para a
sua prática: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
Saberemos abaixo o que significam cada um deles:
Saque: É a ação em que começa a partida ou reinicia o
jogo a cada ponto. O jogador fica posicionado atrás da linha de fundo da
quadra, em qualquer posição, e tenta enviar a bola para o campo adversário
passando-a por cima da rede e entre as duas antenas. Atualmente, o saque é
considerado um princípio de ataque. Cada vez mais os jogadores estão se
aprimorando neste fundamento e realizando saques fortíssimos de modo a
dificultar a recepção do adversário. Cada vez em que o jogador consegue um
ponto direto de saque, este é chamado de “ace”.
Recepção: Considerado um princípio de defesa, é o
movimento em que o jogador executa depois do saque adversário. Quase sempre, o
toque é feito de manchete, porém, pode ser também usada uma única mão ou as
duas. A recepção é que vai determinar a aço do ataque. Quanto mais precisa for
a recepção para o levantador da equipe, melhor será o ataque da equipe que irá
dificultar a chegada do bloqueio adversário.
Levantamento: É o passe que antecede o ataque.
Normalmente o toque é feito com as duas mãos acima da cabeça. Esta jogada é
geralmente realizada pelo jogador chamado de levantador. Quando o levantamento
é perfeito, deixa o ataque em condições de marcar um ponto. Em casos
excepcionais, o levantamento pode ser feito de manchete.
Ataque: Popularmente
conhecido como cortada é o movimento cujo jogador da um salto seguido de um
golpe forte e rápido, junto à rede, com o objetivo de fazer a bola ir
diretamente para o chão da quadra de jogo adversária. É um fundamento que exige
técnica, velocidade e principalmente força e precisão. Cada atacante deve ter
um repertório grande de jogadas para poder tirar as chances do bloqueio e da
defesa adversária conseguir pegar a bola. Todos os jogadores atacam, com
exceção do líbero que só pode passar a bola para o outro lado da quadra de
manchete ou toque.
Bloqueio: É a defesa de uma cortada realizada junto à
rede. Este fundamento consiste em uma combinação de dois movimentos que são o
salto e a formação de uma barreira com as mãos, tentando reduzir a velocidade
da bola ou impedir que ela passe para o lado da quadra de sua equipe. O
bloqueio pode ser simples (um jogador), duplo (dois jogadores) ou triplo (com
três jogadores).
Defesa: É o movimento executado após um ataque da
equipe adversária que tenha passado pelo bloqueio. O seu principal objetivo, é
claro, tentar impedir que a bola cai no solo, porém, sempre que possível deve
proporcionar o contra-ataque, permitindo que a bola chegue às mãos de
levantador. Este é um fundamento executado principalmente pelo líbero.
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